A Arte Precisa

Curso EAD

Módulo 01

Introdução ao Estudo da

Produção Cultural

 

(Apresentando a Economia Criativa)

90fdfc25b29b7d595caadb9647c3aa36e3bb74fb.jpg

 

Ao indagar qualquer pessoa se ela sabe qual é o real significado da palavra "cultura" a resposta  com certeza deverá ser afirmativa, no entanto, se você pedir para esta mesma pessoa explicar  com mais detalhes o conceito da palavra "cultura", provavelmente esta pessoa também deverá ter muita dificuldade e pouco sucesso, e talvez, na maior parte das vezes esta pessoa irá associar o conceito de cultura ao conceito de arte.

 

Por isso , o Módulo 01 - Introdução ao Estudo da Produção Cultural, integrante da programação do Curso Modular de Gestão Cultural, tem o objetivo e a  pretensão de trazer a discussão e a reflexão sobre alguns dos conceitos básicos relacionados ao universo da produção cultural.

 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

Apresentar os conceitos de arte e cultura, gestão cultural, bem como identificar os principais personagens e atores do universo da produção cultural, bem como apresentar noções gerais sobre Industria Criativa, Economia Criativa, Industria Cultural e Industria da Cultura, são algumas das metas desta módulo.

Metodologia

O curso está dividido em 08 aulas e cada uma destas será apresentada por vídeo aulas que terão duração aproximada de 20 minutos, conforme a programação ao lado.

A cada aula o aluno terá acesso a um arquivo pdf intitulado de apostila, onde o aluno irá encontrar o resumo desta aula.

Ao final de cada aula o aluno deverá realizar uma avaliação (questionário com cinco perguntas). Para ter acesso ao módulo seguinte o aluno deverá conseguir um resultado de aproveitamento igual ou siperior a 60%.

Da mesma forma, ao final do curso, caso o aluno tenha 60% de aproveitamento em todas as avaliações ele estará recebendo um certificado de participação e conclusão do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 01 - Introdução ao Estudo da Produção Cultural no Brasil

(Apresentando a Economia Criativa)

 

Aula 01 – O que é Cultura – Origem etimológica e sua definição. Conceituação e sua evolução histórica. Os novos entendimentos sobre o termo. O conceito de cultura para a antropologia e para sociologia. A diferença entre Cultura e Arte.

 

Aula 02 – A Produção Cultural no Brasil e suas dificuldades -  Aspectos gerais da produção cultural no Brasil. Principais dificuldades na produção cultural. O preconceito para com a arte e a cultura. A falta de políticas públicas de médio e longo prazo. A formação dos gestores e produtores culturais.

 

Aula 03 – Os principais atores da Gestão Cultural – A definição de gestão cultural e o papel do gestor cultural. O agente cultural e o produtor cultural. Definições e funções. A identificação de outros atores e denominações.

 

Aula 04 – A Dimensão Social e a Dimensão Política da Cultura - Os aspectos sociais e políticos da produção cultural no Brasil. As vantagens objetivas e subjetivas da produção cultural. O pertencimento e o empoderamento.

 

Aula 05 – A Dimensão Econômica da Cultura - Os aspectos econômicos da produção cultural no Brasil e no mundo. A importância da cultura na economia. Os números da cultura na economia e o PIB da Cultura.

 

Aula 06 – A Economia Criativa no Brasil – O surgimento do conceito de indústria criativa na Europa. Sua evolução histórica e sua conceituação. O tripé da economia criativa: Conhecimento, criatividade e cultura.

 

Aula 07 – A Economia Criativa no Brasil – Os setores da economia criativa. Os números da economia criativa no Brasil. O Programa Nacional de Apoio a Economia Criativa.

 

Aula 08 – A Industria Cultural e a Industria da Cultura. - A Escola de Frankfurt e sua evolução histórica. Os principais pensadores e representantes. As teorias de Adormo e Horkheimer.